Gestão estratégica projeta o estado como referência mundial em hospitalidade, cultura e desenvolvimento econômico
Sob a liderança do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o estado vive um dos períodos mais marcantes de sua história no setor. Após a pandemia, a Bahia não apenas retomou com força total suas atividades turísticas, mas também se consolidou como referência nacional e internacional em hospitalidade, diversidade de atrativos e excelência em gestão pública.
Com uma atuação baseada em planejamento estratégico, inovação e compromisso social, Bacelar transformou a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) em um verdadeiro motor de desenvolvimento econômico, gerando oportunidades, reconhecimento e orgulho para os baianos.
Bahia em destaque: resultados que comprovam o sucesso
Os números e prêmios conquistados pelo turismo baiano falam por si:
Salvador foi eleita o melhor destino do mundo pela revista norte-americana Bloomberg Businessweek.

A Chapada Diamantina se destacou como o destino preferido dos brasileiros no ranking dos Melhores Destinos.
A Praia de Massarandupió entrou na lista da CNN como uma das 20 melhores praias naturistas do mundo.
A Quarta Praia de Morro de São Paulo foi classificada pelo Tripadvisor como a quarta praia mais bonita do planeta.
O Grand Premium Brisa, em Costa do Sauípe, venceu o Traveller’s Choice, destacando a excelência na hotelaria baiana.
A Bahia brilhou também na gastronomia, conquistando seis prêmios na tradicional premiação Prazeres da Mesa, incluindo o grupo Origem, de Salvador.

Esses reconhecimentos reforçam o posicionamento da Bahia como um destino turístico competitivo, sustentável e culturalmente rico.
Bahia Turismo 4.0: inovação e interiorização
A estratégia Bahia Turismo 4.0, implantada por Bacelar, tem como pilares:
Biossegurança e sustentabilidade
-Capacitação da mão de obra
-Ampliação da malha aérea
-Diversificação dos produtos turísticos

Os resultados são expressivos: em 2024, o fluxo de turistas cresceu 7,3% no estado, enquanto a média nacional foi de 2,3%. O turismo internacional avançou quase 60% no número de visitantes estrangeiros, mostrando o sucesso das ações.
Entre os novos nichos turísticos trabalhados estão:
Observação de baleias-jubarte
-Turismo de aves
-Enoturismo e Estrada do Chocolate
-Turismo de base comunitária
Além disso, Bacelar tem priorizado a interiorização do turismo, levando investimentos e capacitação para todas as 13 zonas turísticas da Bahia, descentralizando o desenvolvimento.
Turismo como ferramenta de transformação social
Para Bacelar, turismo não é apenas economia: é justiça social, por isso o Governo Jerônimo investe em:
Capacitação profissional para jovens e trabalhadores do setor;
Infraestrutura de acesso e valorização de eventos culturais;