Território 1
Com 95% das obras concluídas, os Residenciais Verdes Horizontes I e II estão quase prontos para serem entregues, e o sonho da casa própria está cada vez mais próximo para centenas de famílias de Camaçari, nos condomínios Verdes Horizontes I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Governo Federal, que passaram por vistoria técnica da Prefeitura de Camaçari em 11/12.
A vistoria foi realizada pelo prefeito Luiz Caetano, a vice-prefeita Pastora Déa Santos, e os titulares das Secretarias da Habitação (Sehab), Luiz Roberto Sibié, e da Infraestrutura (Seinfra), Luiz Mário Bastos.
Todas as 384 unidades habitacionais, são no formato de apartamentos com dois quartos, distribuídos em prédios de quatro pavimentos, garantindo conforto, funcionalidade e dignidade às famílias beneficiadas.
Investimento superior a R$ 60 milhões e integração entre governos
Os Residenciais Verdes Horizontes I e II receberam investimentos superiores a R$ 60 milhões, fruto da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Camaçari. A iniciativa reforça o compromisso com políticas públicas de habitação, inclusão social e desenvolvimento urbano sustentável.
Durante a visita, o prefeito Luiz Caetano destacou o impacto social dos empreendimentos e o avanço das políticas habitacionais no município.

“Estar aqui, dentro de uma das unidades, e ver as obras quase concluídas enche o coração de alegria e esperança. Todos os apartamentos foram pensados com carinho, cuidado e dignidade. Até março, já entregaremos essas primeiras unidades”, afirmou.
O prefeito também ressaltou que a gestão municipal trabalha para ampliar ainda mais o número de moradias populares.
Seleção dos beneficiários e trabalho social
O secretário municipal da Habitação, Luiz Roberto Sibié, explicou que o processo de seleção das famílias já está em andamento junto à Caixa Econômica Federal.

“Já ingressamos na Caixa com a listagem dos inscritos. A instituição está realizando a triagem e, muito em breve, teremos o retorno com a relação dos beneficiários. A expectativa é que até o final do primeiro trimestre de 2026 as famílias já possam ocupar as unidades”, explicou.
Segundo Sibié, a Prefeitura, por meio da Sehab, também irá executar um projeto de trabalho social, oferecendo cursos de capacitação profissional, ações de fortalecimento da vida comunitária e preparação dos moradores para uma nova cultura de convivência em condomínios residenciais.
Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues, Camaçari avança na promoção do direito à moradia, transformando sonhos em realidade e fortalecendo a dignidade das famílias.
Fotos: Patrick Abreu



