Comissão de Saúde do Sindsec (CSS) apresenta pautas prioritárias para melhorias da qualidade de trabalho do servidor de saúde e da população de Camaçari.


Por Território1 | Setembro de 2025

A Comissão de Saúde dos Servidores Públicos de Camaçari, liderada pela vice -presidente Luciene, consolidou uma pauta robusta de reivindicações com foco na valorização profissional e na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.

O documento, resultado de reuniões ampliadas com representantes das diversas categorias da saúde, aponta deficiências estruturais, ambientais e de recursos humanos nas unidades do município, além de propor soluções concretas.

Levantamento da comissão revelou condições insalubres de trabalho com infiltrações, mofo e ausência de manutenção preventiva, que expõe pacientes e profissionais a riscos; carência de consultórios para psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e outros especialistas; e ausência de espaços adequados para agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE).

Outro ponto central das discussões foi a necessidade de adequar o quadro de profissionais, o fim das contratações precárias, a realização de concurso público para médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, psicólogos.


A comissão detectou que 70% das queixas recebidas pelo sindicato envolvem assédio moral, o que expõe a fragilidade da gestão de pessoas na saúde municipal; por isso a CSS quer o combate ao assédio seja pauta permanente e que haja:
1.Programas de capacitação consistentes para gestores; e
2.Políticas de cuidado à saúde mental dos trabalhadores.


No campo da saúde do trabalhador, foram relatados prejuízos desde a pandemia de COVID-19, como a perda de benefícios e a falta de reconhecimento de doenças ocupacionais, incluindo casos graves como fibromialgia.

Conclusão
As pautas apresentadas pela Comissão de Saúde do Sindsec revelam um quadro urgente de desafios estruturais, de gestão e valorização profissional na rede municipal de saúde de Camaçari, e evidencia o caos deixado pelos 08 anos nefastos do ex-prefeito Elinaldo, que fez mal tanto à população quanto ao servidor. A efetivação dessas propostas representa não apenas a defesa dos direitos dos servidores, mas também um investimento direto na qualidade da assistência à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *